MALVACEAE

Hibiscus bifurcatus Cav.

Como citar:

Marcus Alberto Nadruz Coelho; Miguel d'Avila de Moraes. 2012. Hibiscus bifurcatus (MALVACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

LC

EOO:

7.544.287,189 Km2

AOO:

236,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Detalhes:

Espécie não endêmica do Brasil, ocorrendo do México à Guiana (Bovini et al., 2001). No nosso país é encontrada nas regiões Norte (Amapá, Pará, Acre), Nordeste (Bahia) e Sudeste (Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro) (Esteves, 2011). O Banco de dados do CNCFlora (2011) registra a ocorrência da espécie para outros Estados do Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste e novos registros para o Sul do país.

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Marcus Alberto Nadruz Coelho
Revisor: Miguel d'Avila de Moraes
Categoria: LC
Justificativa:

?Espécie com ampla distribuição em todas as regiões brasileiras, com ocorrência em unidades de conservação (SNUC) e sem informação sobre ameaça.

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Nome popular: "algodão do brejo" (Esteves, 2011). Distingue-se de H. furcelatus Desv. por possuir acúleos e bractéolas mais longas que o cálice (Bovini et al., 2001).

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

População:

Flutuação extrema: Desconhecido

Ecologia:

Biomas: Amazônia, Mata Atlântica
Fitofisionomia: Ocorre em ambientes úmidos, brejosos e margem de rios, com raros indivíduos que ocorrem em regiões mais secas, em Cerrado (Bovini et al., 2001).
Habitats: 5 Wetlands (inland)
Detalhes: É um arbusto escandente (Bovini et al., 2001) encontrado na Amazônia e Mata Atlântica (Esteves, 2011). Ocorre em ambientes úmidos, brejosos e margem de rios, com raros indivíduos que ocorrem em regiões mais secas, em Cerrado (Bovini et al., 2001). Floresce e frutifica de julho a outubro (Bovini et al., 2001)

Ações de conservação (2):

Ação Situação
1.2.1.3 Sub-national level on going
"Criticamenteem perigo" (CR), segundo a Lista vermelha da flora de São Paulo (SMA-SP, 2004).
Ação Situação
4.4.2 Establishment on going
Encontrada nas seguintes unidades de conservação (SNUC): Reserva Florestal da Companhia Vale do Rio Doce, ES, Reserva Biológica Poço das Antas, RJ e Parque Estadual da Serra do Mar, SP (CNCFlora, 2012).

Ações de conservação (1):

Uso Proveniência Recurso
Ornamental
​Cruzamentos entre essa espécie e H. aculeatus têm produzido inidivíduos com potencial uso ornamental (Menzel et al., 1983 apud Bovini et al., 2001).